Não há prazo para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) termine de analisar as prestações de conta do ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), nos anos que esteve na prefeitura. Dos cinco anos de gestão, apenas um deles teve as contas aprovadas pelo tribunal.
A análise das contas dos prefeitos é algo que acontece em todas as prefeituras, para fiscalizar o compromisso e responsabilidade da administração com o dinheiro público.Segundo dados do TCE, apurados pela Itatiaia, apenas as contas do ano de 2019 foram analisadas e aprovadas. Já as dos anos 2017, 18, 2020 e 2021, ainda não foram avaliadas.
O tribunal diz que as contas de 2017, estão aguardando análise, pois um dos conselheiros do tribunal, Gilberto Diniz, pediu vistas, ou seja, para o trâmite ser parado, para análise mais profunda. Não há prazo para a conclusão.
As contas de 2018, não foram analisadas por parte do Ministério Público de Contas, que também deve dar seu parecer. O processo está sob responsabilidade da Procuradora Cristina Melo, que até o momento, não informou o motivo. Esse processo também não tem prazo para ser concluído.
Foto: Alan Martuchelle