CONEXÃO 98

Das 07:00:00 às 08:30:00
Com: Vanilson Souza

Governo determina recolhimento de 4 lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes

22/05/2023 as 12:57
RISCO A SAÚDE  | Produtos contêm grãos mofados e ardidos (fermentados) acima do limite estabelecido, diz Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou nesta sexta-feira (19) o recolhimento nacional de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes com grãos mofados e ardidos.

Os grãos são chamados de "ardidos" quando estão fermentados, o que é causado por calor ou umidade excessivos, segundo um documento da Embrapa, estatal que faz pesquisas agrícolas.

Os produtos contêm um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, ou seja, do limite estabelecido, o que coloca em risco a saúde dos consumidores.

“Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, causando intoxicações alimentares e reações alérgicas”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.
A Sanes afirmou que está tomando providências para o recolhimento dos lotes, "de forma a cumprir com todas as exigências."

"A Sanes tem 23 anos de mercado, sempre zelou pela qualidade de seus produtos e coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos, caso necessário", disse a empresa.

A marca Da Mamãe afirma que o excesso de umidade nos produtos foi detectado em janeiro e, em seguida, eles foram trocados nos supermercados.

A empresa diz ainda que o comunicado de que o produto deve ser recolhido, agora em maio, se trata de decisão "intempestiva, visto que em janeiro havíamos tomado estas providências".