Por Entretenimento 98
A expectativa é grande - depois de quase cinco meses suspensas em meio às restrições por conta do novo coronavírus, as gravações das novelas da Globo serão retomadas. Por ora, a data de reinício é 10 de agosto, que pode sofrer alteração, caso os efeitos da pandemia voltem a se intensificar no Rio de Janeiro, onde a emissora grava seus folhetins.
"Será um processo delicado, pois envolve não apenas atores, mas também técnicos, figurinistas, maquiadores, enfim, muitas pessoas e todas precisam estar sob segurança", comenta Silvio de Abreu, diretor de Dramaturgia da Globo, ao jornal O Estado de S. Paulo. "Por isso, serão gravados no máximo dois capítulos por dia."
A preocupação não é exagerada, pois, para que o trabalho seja retomado, foi estipulado um protocolo de segurança, que envolve diversos detalhes como a desinfecção diária dos estúdios, a rara presença de figurantes, o uso restrito de comida em cena e até a orientação para que os atores cuidem dos próprios figurinos e de sua maquiagem.
"(O diretor artístico) Ricardo Waddington fez um cuidadoso trabalho ao lado de médicos na preparação e no teste desse protocolo", explica Abreu, lembrando que ensaios poderão recomeçar na segunda-feira, 27.
A retomada acontecerá apenas para Amor de Mãe, novela que vinha sendo exibida na faixa das 21 horas e cuja gravação foi interrompida em março - Salve-se Quem Puder, que ocupa o horário das 19 horas e também foi suspensa, só voltará a ser gravada quando a outra estiver finalizada.
"Não é possível agora gravar as duas simultaneamente. Espero que em janeiro, possamos retomar o ritmo normal das produções", explica Abreu.
E, ao contrário do processo habitual de uma novela, cujos capítulos são gravados enquanto a história já está no ar, dessa vez Amor de Mãe só volta ao ar quando todos seus 23 capítulos estiverem gravados.
"Não podemos correr o risco de, no meio da história, algum ator precisar se afastar", explica Abreu, lembrando que a autora, Manuela Dias, incluiu a pandemia na continuação da trama, o que vai justificar desde o uso de máscaras pelos personagens como a atitude de se manter um isolamento social. Ou seja, mostrar que também eles abraçam explicitamente as novas regras da vida em uma pandemia.
O desafio, no entanto, é manter os conflitos, a intimidade e o drama que os fãs aprenderam a gostar sem que as gravações sejam comprometidas - afinal, não será possível registrar cenas de beijos, lutas físicas ou que envolvam aglomerações. "E Amor de Mãe é marcada por muito afeto - a personagem de Regina Casé vive cercada pelos filhos, não podemos perder esse carinho", observa Abreu, justificando, por isso, a condensação da história e a diminuição de capítulos. "Com isso, teremos a certeza de que a trama não será interrompida ou modificada."