Aníbal Gonçalves | Coluna 30 de Abril de 2020

29/04/2020 as 13:53


Disputas: o bailar dos passos e as batidas do coração...

As dores que o mundo nos impõe – a exemplo dessa pandemia do novo Coronavírus e do fechamento do comércio em Teófilo Otoni – parecem, às vezes, que jamais terminarão. A gente fica desesperado. Não raro, pensando que tudo vai explodir e que não haverá mais luz no fim do túnel.
Nesses momentos, há uma vontade de reagir aos gritos. Vociferar contra todos. Dizer, bem alto, que ninguém presta, que a vida não tem sentido. E ir batendo forte em quem encontrar pela frente. Pois é em momentos assim que a gente precisa ter mais serenidade e confiar que, por mais longa que seja a noite, irá sempre brilhar um amanhã. Quando o tempo conta mais tempo na vida da gente, fica fácil concluir que nada é eterno.
Eu já vi muita coisa diferente e estranhamente dolorosa. Indivíduos que em sua empáfia transmitiam a certeza que seriam sempre gloriosos vencedores. E, que conseguiriam impor a vontade por todo o sempre. O tempo passou tão rápido. Daquela montanha de certezas e arrogância, ficou um pequeno monte de cinzas, indicando que ali foi. Não é mais... Apesar da força e poder, gradativamente o tempo - parece que senhor soberano da vida - marcaria a festa em outro ritmo, convocando novos bailarinos...
Aliás, a verdade é que não adianta fazer da vida uma marcha célere. Perderemos a chance de apreciar o que
está acontecendo ao nosso lado. Aliás, assim pensa uma morena que prefere ir devagar com o andor não porque o santo seja de barro, mas simplesmente pelo bem querer de ter mais tempo para apreciar as paisagens ao seu derredor nas estradas que circundam essa e outras plagas. E, nessa pressa, nessa marcha célere, jamais se chegará aonde deseja. A conquista precisa encantar o tempo. Como dizia alguém “a vida é uma dança”. O que vale é o movimento do ir e vir. Bailar. Assumir o ritmo das ondas da vida, ensaiando ao som das estrelas.
Sabe, estive olhando a lua em eclipse... O céu estava cheio de estrelas. E piscavam.... Acho que eram os amigos, que já se foram, dando um olá, como vai?...
Os sábios, os verdadeiramente sábios, sempre tiveram a certeza que a vida não vale pela corrida ou disputas que se inventa. Mas, pelo tempo que aprendemos a gastar com o bailar dos passos e as batidas do coração...


 Tiro no próprio pé

Teófilo Otoni acordou nesta terça (28) com uma bomba... Esclarecendo: após o blá-blá­-blá do prefeito Daniel Sucupi­ra (PT) de que estava mantendo o Distanciamento Social devi­do ao novo Coronavírus e em­basado em decisões técnicas e científicas, o alcaide optou por flexibilizar o funcionamento do comércio a partir do dia 22. Ocorre que a Defensoria Pú­blica não viu nenhuma ação do prefeito voltada para mudar de atitude. E, através deuma Ação Civil Pública e uma decisão liminar do Poder Judiciário, o comércio voltará a ser fechado. E ainda falta uma decisão judi­cial face a uma Ação doMPF, de igual teor, para desespero de lojistas e comerciários. Sem planejamento, o prefeito petista conseguiu jogar Teófilo Otoni no fundo do poço. De vez...


Charge 


O que foi dito

  “Esboroam-se asescalas de valores tradicionais que, de algum modo, legitimavam certasdiferenças e, até certo ponto, a própria desigualdade.”

Gilberto Velho (1945-2012),antropólogo brasileiro, pioneiro da Antropologia Urbana no país, em Violência,reciprocidade e desigualdade.




Em vídeo postado nas redes sociais, os vereadores Paulo“Marreco”, Filipe Costa e Gabriel Gusmão - presidente e vice da CâmaraMunicipal de Teófilo Otoni, respectivamente, diante do hospital BomSamaritano, denunciando a falta de infraestrutura básica para receber pacientescom a Covid-19. Os parlamentares também constataram que inexiste o hospital deCampanha, prometido pelo prefeito Daniel Sucupira (PT) e que seria construídonas dependências do SESC local.

 

“Temos 22 leitos aqui nessa fase inicial da estruturação,que é o térreo da unidade. Tendo necessidade, nós já temos um plano a curto,médio e longo prazo, de ampliar para os andares de cima e, também usando asoutras estruturas do Sesc (...).” - Tarcilei Brito, secretário de Planejamento e Gestão deTeófilo Otoni, em entrevista ao MG1/Inter TV dos Vales, no dia 31/03. 





Ana Luísa Pinheiro, enfermeira e Especialista em Políticas eGestão da Saúde, e Maiza Alves, coordenadora do CAS - Coordenação de Atenção à Saúde, ambas integrantes da Superintendência Regional de Saúde de TeófiloOtoni. No destaque, Ana Luíza, durante entrevista ao vivo ao Encontro Marcado(98 FM, 12-13h), nesta segunda-feira (27), infor-mando sobre o Plano de Contingência para enfrentamento à Covid-19 - já validado e encaminhado para a SES-MG.

Foto: Aníbal Gonçalves 


 CentroUniversitário UniDoctum promove Imposto de Renda Solidário

Em tempos de solidarie­dade e união, os calouros do Centro Universitário UniDoctum, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, juntamente com os alunos dos Períodos 4º, 5º e 6º de ADM, desenvol­veram acampanha Imposto de Renda Solidário.

A campanha desenvolvida pelos alunos das Gerenciais é uma atividade do Projeto Integrador UniDoctum e tem como fundamento a doação devalores na decla­ração do Imposto de Renda para atender entidades fi­lantrópicas.É a gestão es­tratégica do Terceiro Setor no apoio às organizações que cuidam,por exemplo, de crianças e adolescen­tes, idosos e dependentes químicos. Adoação do Imposto de Renda sai do percentual que já seria pago de qualquer forma à Receita Federal. O doador não paga nada a mais por isso.

Além de contribuir para a viabilidade econômica de várias instituições do Terceiro Setor, o Projeto permitirá aos futuros pro­fissionais, nele engaja­dos, maior conhecimento das práticas administrati­vas e contábeis.



Foto: Arquivo/Aníbal Gonçalves 


“Essa tarefa reflete o com­promisso do Centro Uni­versitário UniDoctum, da Rede de Ensino Doctum, em proporcionar o desenvolvi­mento de Administradores e Contadores capazes de mudar qualitativamente a sua realidade e a de suas comunidades, contribuindo para a garantia dos direitos humanos”, afirma Adriana de Mello Luchini, diretora do Centro Universitário Uni­Doctum, de Teófilo Otoni.



O deputado estadual Neilando Pimenta, participou ao vivo no Encontro Marcado desta quinta (30/04) comentando a retomada das obras do Hospital Regional.

 

Foto: Aníbal Gonçalves



PUBLICIDADE


 A @teoclean e @lavacartiopatinhasprepararam um

Super Sorteio pra você !!

CONCORRA A UMA LIMPEZA DE SOFÁ

+ LAVAGEM GERAL COM CERA !!

Participe no Instagran !!

Regras do Super Sorteio:

1° Siga os 2 perfis @teoclean e @lavacartiopatinhas
2°  Marque 2 amigos por comentário na foto oficial nonosso perfil (lembrando que não valem perfis fakes ou comerciais) e pronto !!Você já está participando.

O Super Sorteio será no dia 9 de maio, sexta-feira às 18h.

Obs.: no dia do Super Sorteio deixe seu Instagram abertopara conferência.