ENERGIA

Das 09:00:00 às 11:20:00
Com: Elder Sena

Pluto completa 90 anos; veja curiosidades sobre o cãozinho da Disney

25/05/2020 as 19:44

Além do Dia da Toalha, neste 25 de maio se comemora o aniversário de Pluto. O cãozinho criado por Walt Disney para servir de companhia ao Mickey Mouse completa 90 anos nesta segunda-feira. Para celebrar a data, o canal Disney Junior vai dedicar um bloco da programação para exibir os melhores episódios de Pluto e Mickey nas séries do canal a partir das 11h. Enquanto isso, listamos curiosidades sobre o personagem noventão. 



Estreia duplicada "No início dos anos 30, estávamos fazendo uma história em que Mickey Mouse escapou de uma gangue", explicou Walt Disney, referindo-se à animação "Gangue de Cadeias" (1930). "Precisávamos de um cão de caça. Pluto conseguiu o papel e se saiu tão bem que o usamos duas vezes". Sim, havia dois cães de caça no que é considerado o primeiro filme de Pluto. Deu tanto certo que o personagem passou a ser recorrente nas histórias do ratinho mais famoso do mundo.


No começo, Pluto apareceu como cão de Minnie e não de Mickey. Finalmente, em seu terceiro filme, "The Moose Hunt" (1931), o cão foi adotado de vez como bichinho de estimação de Mickey (que também é um bicho, mas enfim...). Para nomear o fiel escudeiro do rato, Walt procurou muitos apelidos dignos de vira-lata, incluindo Pal e Homer the Hound. Finalmente, muito provavelmente em homenagem ao planeta recém-descoberto (e que viria a ser "rebaixado" décadas depois), o produtor decidiu por Pluto, o Filhote.



Mickey pode ter sido o primeiro personagem de desenho animado a transmitir personalidade, mas seu animal de estimação leal foi o primeiro pensador original nas telas. No longa "The Reluctant Dragon" (1941) Pluto senta sem querer em uma folha de papel-manteiga, levando a uma série de piadas, enquanto ele tenta descobrir o que está errado e como se libertar. Essa cena marcou uma das primeiras vezes que um personagem animado parecia estar realmente pensando.



Pluto estrela vários episódios de Mickey Mouse, incluindo "Partido de Pluto" (1952) e "The Simple Things" (1953). Além disso, Walt juntou Pluto e o Pato Donald, pois sentiu que o ponto de vista do cãozinho funcionava bem com o temperamento bombástico de Donald. Eles estrelaram "Donald e Pluto" (1936), "Donald's Dog Laundry" (1940) e "The Eyes Have It" (1945). E o cão foi o único membro da gangue de Mickey a estrelar seu próprio desenho animado, "Silly Symphony, Mother Pluto" (1936).