Por Alan Martuchelle da 98, em Teófilo Otoni
A aplicação da segunda dose AstraZeneca, vacina contra a covid-19, está comprometida em Teófilo Otoni. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado de uma forma geral, tem um déficit de 171.246 doses do imunizante. Dentre as cidades atingidas está Teófilo Otoni , que registra falta de 3.414 doses da vacina de Oxford para completar a o esquema vacinal da população.
Segundo a pasta, o governo enviou para todos os municípios um formulário para que os gestores pudessem manifestar a necessidade da vacina contra a covid-19 do laboratório da AstraZeneca. Dos 853 municípios mineiros, 711 manifestaram a necessidade por 411.571 doses do referido imunizante para completar o esquema de vacinação dose 2. "A SES então solicitou ao Ministério da Saúde doses extras de AstraZeneca para atender à totalidade dos 711 municípios que se manifestaram", contou em nota.
Em nota, o governo de Minas destacou ainda que o repasse de doses para os municípios depende da entrega de imunizantes pelo Ministério da Saúde. "É importante ressaltar que, assim que as vacinas são disponibilizadas, imediatamente é realizada a distribuição para que a campanha de vacinação ocorra sem atrasos e interrupções. A cada envio de remessas, o Estado orienta os municípios sobre quais públicos devem ser imunizados, para garantir que toda a população complete o esquema vacinal em tempo oportuno", garantiu.
Foto: Fábio Marchetto / Agência Minas